google-site-verification: google70a87163d1973dd7.html O Jazz & O Samba: O Jazz Moderno

O Jazz Moderno




Ainda sobre o 4 cadencial primário sobre o qual, segundo o Zé da Gaita, podem se construir 712 melodias. Não interessa a quantidade de melodias. A primeira coisa que "bate na minha orelha" é a melodia seguida do caminho harmônico. Quando a harmonia é boa, sobressai. O 4 cadencial primário é uma "seqüencia harmônica fechada". Tem origem no século XVIII, na Europa e é a principal cadência do Período Clássico. Com o advento do Jazz o IV grau é substituído pelo IIm. Assim tem origem o II cadencial que tem enorme efeito sobre o material composicional. Esta nova técnica torna-se conhecida como TWO_FIVE (IIm_V7). Com o advento dos Dominantes Secundários (conhecidos na Música Popular como "Segunda De" e herança do Período Clássico), que são os determinantes do Perído do "Samba Canção", por exemplo, entre as décadas de 20 e 50, os Two_Fives adquirem dimensões gigantescas. A "revolução Coltraneana", cuja concepção é ir sempre em direção à "periferia da tonalidade", resultado este da soma das contribuições do Cromatismo Wagneriano e Impressionista com Ravel e Debussy, já num sistema de 12 sons. Os "empréstimos modais" (que são a aplicação das escalas do modo menor em substituição ao modo maior), Prokofiev trazendo o Pan Diatonicismo onde o Sistema Tonal começa a ser abandonado por conta de que qualquer nota pode ser a sensível (a terça maior no acorde de V7) de um novo tom "sem preparação". São ainda incorporados a superposição de tonalidades (bitonalidade) de Igor Stravinski, dando como exemplo o Petrushka Chord (C7/F#7) e ainda Alban Berg com o Atonalismo e Schoenberg com o Serialismo Dodecafônico, onde as séries são construídas pela combinação de intervalos que não suscitem à memória a tonalidade. Estes são os elementos que juntos com as 150 escalas pentatônicas chinesas e suas combinações possibilitam o que é conhecido hoje como "JAZZ MODERNO", formando simplesmente um Universo Infinito de combinações entre seus elementos.

Ninguém é obrigado a estudar e ainda assim poder ser aceito e "soar bem". Há o "Folclore", importantíssimo, que é transmitido auditivamente pelas gerações e que são a essência da cultura de um povo. São sobre estas raízes que sobressaem os grandes compositores.

O que não é possível, é alguém na minha idade, ser obrigado a ouvir abobrinha se meu interlocutor não souber me dizer de pronto quais são as escalas de acorde num IIm7b5_V7(b13)>Im (Two_Five para Tom menor). Isso é apostila 1 de harmonia. Cuidado, gente. Eu posso ter um enfarte (rs).

"Nós Quem, Cara-Pálida!"
DMCA.com Protection Status