google-site-verification: google70a87163d1973dd7.html O Jazz & O Samba: CURSOS

CURSOS



Aulas de Piano/Teclado, Harmonia/Improvisação, Percepção Musical, Arranjos

Na Zona Sul do Rio 
* É preciso ter um teclado ou piano em condições
* Ensinamos a tocar o instrumento.
* Jazz, Samba Jazz, Bossa Nova, Standards, outros rítmos
* Profissionalizante
* Aulas Individuais e em Grupo Semanais
* Estudo com Análise e Fundamentos para aprender
* Não temos fórmula mágica. É preciso estudar.
* Aprenda com quem sabe. Aprendemos também.
* Estudar é agradável.
* Adultos e Crianças.
* Ponha Música em sua vida. Converse conosco.

PIANO/TECLADO

Hugo Braule tem dois cursos de Pedagogia nos EUA. A técnica de piano que adota é a de Carl Philipp Emanuel Bach  de transferência do fulcrum dos dedos, que é devitalizante , relaxando a musculatura imediatamente após o acionamento da tecla. É a mesma tema técnica utilizada por Claudio Arrau, aplicada ao ensino do idioma do Jazz ao piano. 

Com isso o aluno jamais terá problemas inflamatórios nas articulações ou qualquer tipo de enrijecimento muscular ou comproitemnto dos tendões. A técnica adotada foi desenvolvida pouco apos a invenção do piano em 1749 pelo italiano Bartolomeo Cristofori di Francesco em 1739. 

A técnica que foi inicialmente usada para o Cravo é adequada a qualquer instrumento de teclado.
​Do ponto de vista técnico utilizamos também exercícios de independência dos cinco dedos e de desenvolvimento muscular e extensão do alcance das mãos. 

Nosso plano de aula inclui ainda a formação de repertório, sempre estruturado sobre a análise do material  sendo trabalhado, que  traz ao aluno o conhecimento de música. Há ainda os estímulo e o subsídio para o desenvolvimento do improviso consciente, suprindo o aluno com conhecimentos teóricos, conceituais e estéticos e não só trabalhando licks (patterns) de Jazz mas trazendo o conhecimento das escalas de acordes, direcionando o aluno a que seja capaz de improvisar por melodia contínua, consolidando sua personalidade musical.

Temos também um eficiente método de leitura de partitura, que é progressivo e, em setorizando o texto musical, com repetições em pontos programados. O aluno ao mesmo tempo que aprende a ler, terá a partitura memorizada ao final do estudo.

O estímulo é sempre de que o aluno questione e converse sobre música com o professor. E isso é sempre melhor do que entregar alguma coisa pronta, apenas decorada e sem que se exerça o esforço e o raciocínio  espacial, que é o que levará o músico ao amadurecimento.
Ambientação, Hábito de Estudar, e Repertório Infantil para os pequenos
AULAS INDIVIDUAIS

HARMONIA/IMPROVISAÇÃO

Análise Harmônica . Origem dos acordes. Resolução do trítono. Dois cadenciais, etc... Escalas de acordes. Modos. Empréstimo Modal. Acordes substitutos, Pentatônicas. Harmonia contínua. Curso completo de harmonia em quatro semestres.

AULAS INDIVIDUAIS e EM GRUPO (INCLUSIVE ONLINE DURANTE A PANDEMIA)

PROFISSIONALIZANTE 

ARRANJO

T​​écnicas de arranjo. Voicings. Técnicas mecânicas. Naipes. Cordas. Sopros. Arranjo para piano. Arranjos para pequenos grupos e Orquestra.

Curso completo em seis semestres.

AULAS INDIVIDUAIS E EM GRUPO

PROFISSIONALIZANTE

PERCEPÇÃO MUSICAL

Técnicas de treino de ouvido. Intervalos ascendentes e descendentes, leitura rítmica e melódica, Solfejo a uma e duas vozes. Leitura, Dó móvel.Ditado rítmico/melódico. Notação musical. Tempo. Valores, Divisão. Círculo de quintas. Tríades e Tétrades. Escalas diatônicas maiores e menores. Inversões de Acordes, Rearmonização, Modos Gregos, Pentatônicas, Dualidade Maior/Menor  Formação básica para o iniciante. 

Hugo Braule é Master of Arts in Piano Performance USA, 1985

DMCA.com Protection Status