google-site-verification: google70a87163d1973dd7.html O Jazz & O Samba: CURSOS

CURSOS



Aulas de Piano/Teclado, Harmonia/Improvisação, Percepção Musical, Arranjos

Na Zona Sul do Rio 
* É preciso ter um teclado ou piano em condições
* Ensinamos a tocar o instrumento.
* Jazz, Samba Jazz, Bossa Nova, Standards, outros rítmos
* Profissionalizante
* Aulas Individuais Semanais
* Estudo com Análise e Fundamentos para aprender
* Não temos fórmula mágica. É preciso estudar.
* Aprenda com quem sabe. Aprendemos também.
* Estudar é agradável.
* Adultos e Crianças.
* Ponha Música em sua vida. Converse conosco.

PIANO/TECLADO

Hugo Braule tem dois cursos de Pedagogia nos EUA. A técnica de piano que adota é a de Carl Philipp Emanuel Bach  de transferência do fulcrum dos dedos, que é devitalizante , relaxando a musculatura imediatamente após o acionamento da tecla. É a mesma tema técnica utilizada por Claudio Arrau, aplicada ao ensino do idioma do Jazz ao piano. 

Com isso o aluno jamais terá problemas inflamatórios nas articulações ou qualquer tipo de enrigecimento muscular ou compremitemnto dos tendões. A técnica adotada foi desenvolvida pouco apos a invenção do piano em 1749 pelo italiano Bartolomeo Cristofori di Francesco em 1739. 

A técnica que foi inicialmente usada para o Cravo é adquada a qualquer instrumento de teclado.
​Do ponto de vista técnico utilizamos também exercícios de independência dos cinco dedos e de desenvolvimento muscular e extensão do alcance das mãos. 

Nosso plano de aula inclui ainda a formação de repertório, sempre estruturado sobre a análise do material  sendo trabalhado, que  traz ao aluno o conhecimento de música. Há ainda os estímulo e o subsídio para o desenvolvimento do improviso consciente, suprindo o aluno com conhecimentos teóricos, conceituais e estético e não só trabalhando liks (patterns) de Jazz mas trazendo o conhecimento das escalas de acordes, direcionando o aluno a que seja capaz de improvisar por melodia contínua, consolidando sua personalidade musical.

Temos também um eficiente método de leitura de partitura, que é progressivo e , em setorizando o texto musical , com reétiçoes em pontos programados, aluno ao mesmo tempo que aprende a ler, terá a partitura memorizada ao final do estudo.

O estímulo é sempre de que o aluno questione e converse sobre música com o professor. E isso é sempre melhor do que entregar alguma coisa pronta,apenas decorada e sem que se exerça o esforço e o raciocínio  espacial, que é o que levará o músico ao amadurecimento.
AULAS INDIVIDUAIS

HARMONIA/IMPROVISAÇÃO

Análise Harmônica . Origem dos acordes. Resolução do trítono. Dois cadenciais, etc... Escalas de acordes. Modos. Empréstimo Modal. Acordes substitutos, Pentatônicas. Harmonia contínua. Curso completo de harmonia em quatro semestres.

AULAS INDIVIDUAIS

PROFISSIONALIZANTE 

ARRANJO

T​​écnicas de arranjo. Voicings. Técnicas mecânicas. Naipes. Cordas. Sopros. Arranjo para piano. Arranjos para pequenos grupos e Orquestra.

Curso completo em em seis semestres.

AULAS INDIVIDUAIS

PROFISSIONALIZANTE

PERCEPÇÃO MUSICAL

Técnicas de treino de ouvido. Intervalos ascendentes e descendentes, leitura rítmica e melódica, Solfejo a uma e duas vozes. Leitura, Dó móvel.Ditado rítmico/melódico. Notação musical. Tempo. Valores, Divisão. Círculo de quintas. Tríades e Tétrades. Escalas diatônicas maiores e menores.  Formação básica para o iniciante. 

Hugo Braule é Master of Arts in Piano Performance USA, 1985

DMCA.com Protection Status