google-site-verification: google70a87163d1973dd7.html O Jazz & O Samba: O Jazz & O Samba - O Filme

O Jazz & O Samba - O Filme


Documentário brasileiro retrata as semelhanças entre samba e jazz

Dirigido por Jefferson Mello, o longa acompanha trajetórias, cenários e personagens da história dos dois estilos musicais

Esta é a ideia raiz do "O Jazz & O Samba". Em 1960 saiu uma matéria na Revista Senhor com duas árvores "genealógicas" fazendo um paralelo entre a evolução do Samba e do Jazz.

Eu tinha 10 anos. 

A "Improvisação" tem início no século XV antes do período barroco quando os organistas medievais improvisavam sobre o Baixo Cifrado, nas Catedrais. A orquestra para no Acorde 6/4, não conclusivo e tem início a Cadência. No início do Período Clássico, no século XVIII, as Cadências dos Concertos eram Improvisadas pelo solista. Com o advento dos Recitais, inventado por Franz Liszt, as Cadências passaram a ser escritas, não necessariamente pelo autor da Obra, posto que as donzelas, que se apresentavam nos Recitais, não estudavam música como os autores e, portanto, não sabiam IMPROVISAR. Liszt criou a música comercial e a pirotecnia instrumental, surgindo então os pianos e pianistas cobertos de espelhos e lantejoulas coloridas no período pré pop. 

Eu sei isso porque, segundo Tomás Improta que deu meu telefone para a Aninha, filha da Ivone Bezerra de Mello que me ligou para perguntar se meu Título de Mestrado é da Nicarágua. É! Nicarágua. O deles é do papai e da mamãe. 






DMCA.com Protection Status