google-site-verification: google70a87163d1973dd7.html O Jazz & O Samba: A Tragédia Humana

A Tragédia Humana


É impressionante. Por mais distante e frio que alguém possa ser não há quem saia intocado testemunhando um acidente como o do vôo 447 da Air France. O que se diz é que o avião simplesmente se desintegrou. Especula-se uma rachadadura na fuselagem causada pela tormenta no interior de um Cumulus Nimbus. Um avião, possivelmente o mais moderno existente, parece não ter se desviado da nuvem perigosa.
          Como seria "se desintegrar"? Os sonhos, projetos, as voltas, as idas após tanta luta, os começos, as despedidas, os recomeços, tanta coisa... Tudo encerrado em um átimo. Não houve dor. Não houve tempo. Está tudo guardado no fundo do Atlântico.
          Até mesmo alguém como eu, que não tenho relação direta com alguém à bordo fui atingido diretamente. Um executivo muito querido na empresa que estuda nosso pedido de patrocínio estava à bordo. E a empresa parou. Parece que tudo parou ante a perplexidade dos fatos. Ninguém pode fazer coisa alguma e nem é capaz de entender uma realidade que parecia não existir.

          O AIRBUS A330 tem joystick no lugar do manche. É totalmente computorizado. Uma pane elétrica pode, simplesmente, desligar o avião. Saudades dos bons e velhos Boing 747 e Douglas DC 10.
          Aprendi, ao longo destes anos que não se pode confiar totalmente num computador. Eles esquentam. Se sobrecarregam e erram. Nós os forçamos, tentamos que façam mais operações do que são projetados para fazer. Esperamos que se superem. Nem sempre isso é possível. A diferença é que se meus PCs falharem eu perco um take de gravação, uma edição de video, um texto, uma programação visual. Não morre ninguém. Não morre ninguém nem se eu errar tocando piano. E eu nunca erro... mas posso errar (rs).
          A discussão agora é que o erro de projeto do AIRBUS A 330 é que ele não dá chance ao homem de, em fração de segundos, trazer o controle do avião totalmente para o piloto, que é quem, de fato, deve ter o domínio total da aeronave. Sempre deverá ser assim. Acho que até as naves espaciais fazem isso.

          Viver não é seguro. Nada é seguro. Sequer sabemos aonde estamos.

          E ainda assim, muitas vezes, nos julgamos no direito à uma pretensa e arrogante superioridade e nos esquecemos da condição quase medíocre de piolhos da Terra e não aprendemos a dar valor à Arte e à Música, que é o que nos ajuda a levar a vida.

19:22hs.

Após 47 anos de embargo Cuba é readmitida incondicionalmente na OEA à despeito das condicionantes impostas pelos EUA. Cuba não aceitou nenhuma restrição: " - Não seremos ferramentas dos EUA, disseram". Dia histórico. Parabéns ao povo cubano.
DMCA.com Protection Status