google-site-verification: google70a87163d1973dd7.html O Jazz & O Samba: Seminário "Reformulação da Lei Rouanet"

Seminário "Reformulação da Lei Rouanet"


Confirmei minha participação no seminário "Reformulação da Lei Rouanet". no Teatro LEBLON, R. Conde Bernadotte, 26, às 20 hs., com a presença do Ministro da Cultura, JUCA OLIVEIRA e do Senador FLAVIO ARNS. Quem tiver dúvidas/perguntas para fazer ao Ministro e ao Senador à respeito da Nova Lei, pode postar aqui no blog que encaminharei. O texto final da Lei ainda não está disponível mas o MINC disponibiliza o site http://blogs.cultura.gov.br/blogdarouanet/2008/11/19/linhas-gerais-da-proposta-de-reforma/

Há ainda o site http://blogs.cultura.gov.br/blogdarouanet/2009/03/23/como-participar-da-consulta para sugestões comentários
para comentários e sugestões

O Ministro se mostra aberto à discussão ampla quanto ao que deve ser feito e pela primeira vez desde que a Lei 8.313 foi publicada em 1991, um Ministro de Estado se interessa em ouvir o que pensam os artistas (os verdadeiros interessados nos prometidos e nunca alcançados benefícios da Lei). Esta é portanto, uma oportunidade única de que dispomos para tentar implementar as mudanças necessárias.
Quem lê o que escrevo à respeito sabe que não sou nada condescendente quanto ao que aconteceu até agora. E ainda assim o Ministério me conclama ao debate. Então, tenho que ir. Não poderão me dizer amanhã que eu só reclamo e não participo de nada.
A Nova Lei fala no redimensionanmento do FNC (Fundo Nacional de Cultura) com a criação do Fundo Setorial das Artes, que beneficia também a Música, entre quatro novos Setores (até então o Fundo só beneficiava o Áudio Visual) permitindo a transferência do FNC e do PROFIC (Programa de Financiamento e incentivo à cultura) aos estados, municípios e DF.
A grande questão está na gestão do Fundo e aprovação pelos tais Conselhos (que agora estão sendo redimensionados). Já bati em todas as teclas dizendo que o repasse tem que ser feito diretamente pelo MINC ao artista, sem intermediários e a captação só dará certo se feita pelo próprio Ministério eliminando a figura do captador profissional, que é uma MÁFIA SANGRENTA, verdadeiras quadrilhas. Fora disso, não vejo nenhum futuro para artistas como eu.
Se eu tivesse conseguido ter acesso e a chance de expor minhas idéias ao governo, sendo ele o distribuidor do dinheiro, eu sairia de lá com o patrocínio. O que não funciona é o artista ter que conseguir um captador (que se evapora no ar) e/ou empresas dispostas a patrocinar (que só se interessam pelos globais, por causa da mídia). Captação e distribuição do dinheiro tem que ser função do Estado, que é quem tem poder de barganha e infraestrutura para sua implementação e não o artista que dedicou sua vida a desenvolver sua arte e aprimoramento técnico.
Houve época em que eu estudava dez, doze horas por dia. Como alguém pode depois de um trabalho extenuante destes ir atrás de captador e empresa que queira patrocinar evento?

No curso de Produção, Orçamento e Patrocínio de Eventos da Universidade Estácio de Sá a preocupação da promotora era com a magnitude e sucesso do evento e nunca com seu conteúdo.

Eu, aos 58 anos, sou considerado um morto que anda, num país ignorante, que esquece que pianista é como vinho. "Quanto mais velho, melhor". Então, que a reforma da Lei Rouanet não sirva a mim mas às novas gerações para que não tenham que passar o que passei.
Dificilmente teremos outra chance de levar estas demandas e colocar à luz do dia as distorções da Lei vigente perante o governo.

15:46hs.,

Enviei à pouco minhas duas perguntas a serem apresentadas ao Ministro JUCA OLIVEIRA , no Seminário promovido pela APTR (Associação de Produtores de Teatro do Rio de Janeiro):
:

1) Pergunta: A captação e a distribuição do patrocínio passará a ser exercida pelo Ministério de maneira direta, sem intermediários?

2) Pergunta: O voto aberto com direito a recurso também aberto (o recurso, de fato, já existe na Lei), serão implementados?


Estarei recebendo eventuais perguntas de nossos leitores a serem respondidas pelo Ministro. O evento é amanhã, por isso peço que enviem suas questões o mais rápido possível porque precisarei repassá-las por e-mail.

16:04hs.,

É agora. O pau vai comer no Maracanã. Expectativa total. O Mengão tem chances.

18:01hs.,

Jogão! Muito disputado. Mas o Flamengo jogou mais. 12 defesas de Fernando Henrique (Fluminense) no segundo tempo. O Flamengo se reestrutura como grande time de Futebol. Vamos para a final!

20:26hs.,

Voltamos a ter vazamento. Aumentou. Voltaram a usar a bomba que se ouve daqui de casa. Assim que converter, publico a gravação.
DMCA.com Protection Status