google-site-verification: google70a87163d1973dd7.html O Jazz & O Samba: EDITORIAL

EDITORIAL


Os jornalistas d'O GLOBO sentem verdadeiro alívio com o fim do GLOBOONLINERS. Como em situação semelhante, em 2006, no blog de ARNALDO BLOCH, a celeuma ocorrida no blog de NELSON VASCONCELOS, foi estrategicamente cultivada para promover o blog do autor. Tudo começou quando publiquei o comentário abaixo chamando a atenção para a arbitrariedade imposta por O GLOBO a seus usuários pela maneira como foi planejada a extinção do GLOBOONLINERS (um bilhetinho azul, enviado por e-mail). Eis a seguir o texto do post:

"Nome: HUGO BRAULE - 13/4/2009 - 16:12
Sem querer abusar e já abusando.

Nota: Por quê O GLOBO não anunciou o encerramento/fechamento dos blogs do GLOBOONLINERS no site principal? Tem mais de 1 milhão de leitores lá dentro. É uma operação sigilosa de caça às bruxas? Vão demitir também e estão se preparando na surdina? Dizem que vem com coisa melhor. Não podiam melhorar sem detonar quem escreve nos blogs? Se sentiram ameaçados? Sem uma explicação pública plausível? Tem caroço nesse angú. Depois vem com estorinha de que Cuba é que é ditadura.

O blog "O Jazz & O Samba" http://ojazzeosamba.blogspot.com se antecipou a quem toma esse tipo de decisão n'O GLOBO e desde Janeiro é publicado também no "Blogger", no endereço acima. Peço desculpas aos nossos mais de 20.000 leitores mas a despeito das falsetas, poderemos continuar juntos.

Muito obrigado,

Hugo Braule"

Moto contínuo, um frequentador do blog de Nelson fez piadinha com minha profissão, que, como já não teria sido a primeira vez, respondi. Enciumado, o mesmo usuário insinuou que o meu objetivo ali era divulgar "O Jazz & O Samba" e três outros usuários, achando que ia ser fácil tripudiar sobre mim, acorreram em defesa do "amigo" aderirindo ao confronto de palavras, colocando-me apelido, atacando meu nome profissional. A confusão se estendeu por mais de cem comentários e como da mesma maneira como já havia ocorrido no blog de ARNALDO BLOCH, a oposição não conseguiu me superar no debate escrito vendo-se em situação de total desespero. A cada novo comentário proferido por eles, mais se afundavam. Pressionado, e depois de alegar ausência, sem conhecimento do que ocorria, por uma tendinite, NELSON VASCONCELOS interveio em defesa do pequeno grupo (a despeito da contestação de outros leitores) e publicou o artigo detratório à meu respeito, deturpando meu nome profissional com adjetivo chulo.
          Esta prática antiética, falaciosa, detratória e ilegal, comum n'O GLOBO, revela o caráter da política editorial do jornal, que é faturar a qualquer custo, não importa por que meios colocando em segundo plano a ética e a boa prática jornalística.
          Todas as atitudes e práticas d'O GLOBO:

1) O bilhetinho azul comunicando o fim do Globoonliners
2) "O deixa ficar p'ra ver como é que fica", sempre deixando a discussão se estender para dar mais IBOPE.
3) A intervenção conveniente para agradar ao grupo perdedor mas que iniciou o ataque, no caso do que ocorreu no blog.
4) O leilão (ou rifa) para publicação de eventos no Rio Show (tijolinho)
5) A utilização da posição de jornalista para (tentar) "fritar" alguém que julguem inconveniente.
6) A ausência de produtos culturais de qualidade (o GO, o único bom conteúdo de que dispunham está extinto) em detrimento de processo massificante, de mau gosto, alienante, distraindo a atenção e afastando o público da reflexão sobre os importantes problemas do país.

Tudo isto, demonstra a fragilidade do jornal O GLOBO como formador de opinião. E o resultado é o já conhecido. Queda de mais de 50% nas assinaturas do jornal, e contando...
DMCA.com Protection Status