google-site-verification: google70a87163d1973dd7.html O Jazz & O Samba: Para quem quer estudar a aplicação das 4 tríades maiores na escala diminuta

Para quem quer estudar a aplicação das 4 tríades maiores na escala diminuta



Para quem quer estudar a aplicação das 4 tríades maiores na escala diminuta, sugiro ouvir Rhapsody in Blue, de George Gershwin onde elas aparecem em sucessão a cada terça menor a partir da tônica do acorde de sétima da dominante. As mesma tríades maiores são também apresentadas como tríades menores e ainda como tétrades maiores e menores com sétima que tem efeito como estendidos em superposição ao acorde de sétima da dominante, agora com 8 sons, ou ainda o substituindo, além dos acordes diminutos em terças menores. 

A escala diminuta inicia uma segunda menor acima da tônica de origem com intervalo de segunda maior, seguido de segunda menor. Enriquece a dominante iniciando por semi-tom pela sensível do acorde de chegada e pode ainda ser aplicada cromaticamente utilizando notas de passagem mantendo-se a integridade do contexto diminuto sobre as  notas da escala.

Grande ajuda para o improviso.

Bom execício e boa audição. 

https://youtu.be/cH2PH0auTUU

DMCA.com Protection Status