google-site-verification: google70a87163d1973dd7.html O Jazz & O Samba: Cultura musical da Zona Sul do Rio foi de vez para a Baixada, e para o Morro

Cultura musical da Zona Sul do Rio foi de vez para a Baixada, e para o Morro



          Vem mais gente da baixada do que da Zonal Sul, que fica a dez minutos daqui. Quando vendia CD na rua aprendi que a cultura não está por trás de uma gravata, necessariamente.
Estávamos certos quando idealizamos o Hostel, que parecia coisa de doido.
O Hostel é a liberdade para quem vem de longe.
Você vem para a Casa de Cultura, para o Jazz Club, e tem aonde ficar.
           Isso quebra essa suposta hegemonia de que cultura é prerrogativa da Zona Sul, que não mais consome cultura, desde que o Tom Jobim se mudou da Rua Codajás para o Horto. A Zona Sul não quer saber daqui porque ficaram muito ricos, acho... E se esqueceram. Só querem ser... ricos. Se bastam.
           Eu conheci o apartamento do Tom na Rua Redentor e à jovem Ana Lontra. Era muito garoto e vivia por ali, na Joana Angélica, cheio de amigos ricos, rs... Depois estive na Nascimento Silva mas nunca estive na casa da Codajás. Vivia na casa do Marcos Valle, em diagonal na mesma rua. Minha mãe comprou uma cama de metal da mãe do Marcos, quando eu tinha uns dez anos e depois conheci toda a família. Eu conheci o Victor Manga. Fui, de tabela, pela Bossa Nova.
           Em 1978 Tom saiu do Leblon e foi morar primeiro na Rua Peri. E em em 1984 na casa construida para ele, em 1984, dentro da Floresta da Mata Atlântica.
           As pessoas que conviveram pessoalmente com Tom Jobim não compõem como ele, que sabia. Eu nuca o conheci, só a música, porque não podiam me impedir, rs...
           A Cultura musical da Zona Sul do Rio de Janeiro foi de vez para a Baixada, e para o Morro, que é aonde deve estar.

DMCA.com Protection Status